1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Veja o Passo a Passo de Como se Inscrever no Sisu

Conseguir realizar o sonho de um dia se formar em uma faculdade é cada vez mais simples e um sonho mais possível. Isso porque, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela grande maioria dos brasileiros, o governo federal tem investido cada vez mais em inclusão educacional através de seus programas tais como o ProUni e Fies.

Para quem antes não conseguia se imaginar ingressando em uma universidade federal, isso devido à grande concorrência dos vestibulares, e as taxas de inscrição cada vez mais caras, agora é possível ingressar em excelentes instituições, graças ao SiSU (Sistema de Seleção Unificado), criado em 2009 com o objetivo de facilitar o ingresso de alunos de outros estados e oferecer vagas remanescentes, hoje o SiSU é a única forma de ingresso em quase todas as universidades federais do Brasil.

Sisu

Sisu. Imagem: Divulgação

Como se Inscrever no SiSU

Se você deseja concorrer a uma das vagas do Sisu disponibilizadas pelas universidades federais que hoje adotam o SiSU como forma única de seleção, é importante conhecer cada uma das etapas.

As inscrições ocorrem duas vezes ao ano, sempre em janeiro e junho, sendo que as vagas são oferecidas pela faculdade cabendo a ela solicitar todos os documentos de matricula após a seleção. Para se candidatar às vagas, é necessário acessar o site do SiSU, localizado no link www.sisu.mec.gov.br e se cadastrar com nome completo, email e número do ENEM, uma vez que a seleção leva como critério a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio.

Para concorrer às vagas é necessário que o candidato tenha obtido nota mínima igual a 450 pontos no ENEM, além de nota superior a zero na redação. Se encaixando nestes critérios, basta acessar o sistema e pesquisar as vagas disponíveis, tendo em vista que o sistema do SiSU mostra a nota de corte de cada curso.

Sisu

Sisu. Imagem: Divulgação

Resultado, Matrícula e Lista de Espera

As inscrições para o SiSU de segundo semestre de 2015 já se encerraram, sendo que a próxima seleção ocorrerá apenas em janeiro de 2016. Para os que conseguiram se inscrever no SiSU 2015/2, o resultado já está disponível no site do SiSU.

Para consultar a lista, basta acessar o site e selecionar o link “resultado”, então filtrar pelos dados oferecidos pelo sistema. Caso não tenha conseguido ser selecionado para a chamada regular, no site do SiSU é possível solicitar a inclusão do nome em lista de espera, sendo que caso essa solicitação não seja efetuada, o nome não será incluído na lista de espera.

Os selecionados para a chamada regular deverão se apresentar na instituição de ensino a partir do dia 19 de junho, sendo que o prazo para matrícula se estende apenas até o dia 23 de junho. As convocações da lista de espera se iniciarão no dia 02 de julho.