1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

SiSU Vagas Remanescentes 2017

Anualmente o SISU (Sistema de Seleção Unificada) divulga lista de convocados para preencher vagas nas universidades públicas de todo o país. Porém nem sempre as vagas são preenchidas completamente na primeira chamada, portanto posteriormente os candidatos se inscrevem em uma lista de espera, afim de concorrer às vagas restantes.

O que é o SISU?

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um programa criado e mantido pelo Ministério da Educação (MEC) e ocorre duas vezes ao ano, todos os anos. Ele é o sistema que seleciona os candidatos para as universidades públicas de todo o país, através das notas obtidas pelo último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Saiba mais informações, acesse: Sisutec Inscrição – Inscrições Sisutec 2017

SiSU Vagas Remanescentes 2017

SiSU Vagas Remanescentes 2017

Como funcionam as inscrições no SISU?

As inscrições no SISU devem ser feitas diretamente no site do programa (sisu.mec.gov.br) dentro da data estipulada. É necessário ter feito o último Enem, para participar desse programa. Após os dias de inscrição, o programa convoca os candidatos selecionados para preencher as vagas disponibilizadas pelas universidades e divulga as datas e documentos necessários para a realização da matricula.

Porém nem sempre as vagas são totalmente preenchidas nessa primeira chamada, portanto o programa possui um sistema de lista de espera, em que os candidatos podem se inscrever.

Saiba mais informações, acesse: Notas de Corte Direito SiSU 2017

O candidato pode participar da lista de espera apenas de sua primeira opção de curso, e também pode participar caso tenha sido pré-selecionado na segunda opção. Após as inscrições e a divulgação dessa lista, é divulgada uma nova data para essas matriculas. Mesmo com essa segunda chamada, muitas vezes ainda restam vagas, portanto cabe às próprias universidades realizarem novas chamadas e convocações afim de ocupar todas as vagas ofertadas.

Como saber se fiquei entre os selecionados das vagas remanescentes?

Após as primeiras chamadas, o SISU não divulga mais os candidatos que foram aprovados nas vagas, portanto cabe ao candidato se manter informado junto a universidade escolhida, afim de não perder os prazos e estar sempre por dentro das datas e documentos necessários. Na maior parte das vezes as universidades divulgam as chamadas ou convocações diretamente em seus endereços virtuais, porém vale sempre estar atento e até mesmo telefonar para elas, em caso de dúvidas.

Universidades com vagas remanescentes em 2017

São muitas as universidades que continuaram com vagas abertas mesmo após as duas primeiras chamadas. Por exemplo a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), que divulgou nos últimos dias uma nova lista de convocados para preencher as vagas (pode-se encontrar as listas e editais dessa universidade diretamente por seu site https://www.ufpe.br/proacad/ ou pelo link que leva diretamente a parte de seleções pelo SISU que é http://listao.ufpe.br/). As vagas remanescentes da UFV (Universidade Federal de Vitória), seus convocados e editais também podem ser encontradas diretamente através do site da universidade (http://www.pse.ufv.br/).

SiSU Vagas Remanescentes 2017

SiSU Vagas Remanescentes 2017

A UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) após a lista de espera divulgada pelo SISU, ainda realizou uma nova lista, para que apenas quem realmente desejasse a vaga, demonstrasse interesse e concorresse às vagas restantes. A nova lista foi divulgada por volta do dia 10 de março, juntamente com o edital para a realização da matrícula e dos documentos necessários. Maiores informações podem ser encontradas no site da universidade (http://portal.ufpel.edu.br/).

Mesmo que já tenham passado algumas convocações, ainda é possível que as universidades convoquem mais pessoas, caso ainda existam vagas em aberto. Cabe aos interessados estarem sempre atentos aos sites das universidades, afim de não perder os prazos e consequentemente a vaga.