1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Lista de Espera SISU 2017 – Não Entrou na Primeira Chamada? Confira o que fazer!

O SISU é um programa do governo federal criado em 2011 para funcionar juntamente com o ENEM. O objetivo era que com a nota do exame, os estudantes pudessem se candidatar a cursos de ensino superior em instituições de todo o país. Para tornar tudo mais fácil, foi criado o SISU, um sistema informatizado que engloba vagas de diversos instituições públicas que resolveram aderir à essa iniciativa. Assim, em um único só lugar é possível se candidatar a cursos de universidades de todo o país.

É possível garantir a vaga pela chamada regular ou pela lista de espera. O SISU 2017, assim como as edições anteriores, usou como forma de seleção as notas obtidas no ENEM, e assim deu vaga aos melhores candidatos em seus respectivos cursos.

Lista de Espera SISU 2017

Lista de Espera SISU 2017

Primeira chamada SiSU 2017 (Chamada Regular)

O SISU possui apenas uma chamada regular em cada processo seletivo, onde divulga a lista com os convocados para cada curso, de acordo com a quantidade de vagas e as notas do ENEM. A lista com os convocados, ou seja, a divulgação da primeira chamada acontece na semana seguinte ao encerramento das inscrições. Em 2017, as inscrições terminaram no dia 29 de janeiro e o resultado foi liberado no dia seguinte.

A partir dessa lista foram conhecidos os primeiros classificados, que a partir de um edital conferiram todos os documentos, datas e horários para efetivar a matrícula. Só que, para alívio da maioria, nem todos vão efetivar a matrícula, pois depende muito de qual curso eles selecionaram como primeira e segunda preferência. Mesmo após a convocação da chamada regular ainda restam grandes oportunidades e todas essas vagas são preenchidas por meio da lista de espera.

SiSU Lista de Espera 2017

Aqueles candidatos que não foram convocados na chamada regular do SISU, para a primeira nem para sua segunda opção de curso, podem manifestar interesse em participar da lista de espera, diretamente pelo portal do participante. Além disso, aqueles selecionados na segunda opção de curso também podem participar da lista de espera, mesmo que tenham efetuado sua matrícula.

Para participar da lista de espera todos os candidatos devem sempre ficar atentos ao site do SISU, logo depois da divulgação da chamada regular. É preciso clicar no link referente ao desejo de participar da lista de espera. Com o fim do prazo para participar da lista de espera, as próprias universidades ficam responsáveis por liberar a convocação das vagas remanescentes.

ProUni 2017

O Programa Universidade para Todos é mais uma opção de entrada no ensino superior, mas dessa vez privado. Pelo programa são ofertadas bolsas integrais e parciais em cursos superiores em instituições de todo o país. Assim, caso você consiga uma vaga na universidade desejada, mas ela seja privada, você pode se inscrever no ProUni. Assim como no SISU, as notas do ENEM são usadas como forma de seleção.

ProUni 2017

ProUni 2017

Fies 2017

O FIES é o Financiamento Estudantil voltado para quem não quer optar pelo PROUNI. Com ele você paga a sua faculdade 18 meses após estar formado, tempo suficiente para conseguir um bom emprego e ter renda para arcar com as mensalidades e os juros.