1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Prouni Inscrições 2016

A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que mais de 200 mil bolsas de estudo parciais e integrais sejam oferecidas no primeiro semestre de 2016 por meio do Programa de Financiamento Estudantil (Prouni). Se você tem interesse em fazer um curso com o Prouni, não deixe de ler esse texto e garantir sua bolsa.

Prouni Inscrições 2016

A inscrição para o Prouni 2016 será feita somente pela internet, no portal do MEC, no seguinte endereço eletrônico: http://prouniportal.mec.gov.br/. O candidato interessado em fazer a inscrição precisa ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015), ter conseguido média geral maior que 450 e não ter zerado a redação.

Além de atender a esses requisitos, o candidato deve ficar atento ao cronograma que será divulgado em edital. A perspectiva é de que as inscrições do primeiro semestre tenham início em janeiro. O Prouni reserva vagas aos candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Vagas do Prouni 2016: Tipos de Bolsas

O Prouni tem dois tipos de bolsas: integral e parcial (que corresponde a metade da mensalidade). A bolsa integral é para alunos com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. A bolsa parcial atende aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Além da renda mensal, faz parte dos requisitos para concorrer às vagas do Prouni 2016, o fato de o candidato não ter completado o ensino superior. Ele ainda precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter feito o ensino médio completo em escola da rede pública; ter realizado ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral; ter estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino em exercício.

Prouni 2016

O resultado do Prouni 2016 referente ao primeiro semestre é divulgado em duas etapas. Os pré-selecionados precisam ir à instituição de ensino para efetuarem a matrícula. Candidatos que não forem contemplados poderão entrar na lista de espera, para concorrer às bolsas remanescentes do programa.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Prouni 2016 bolsas remanescentes

As bolsas remanescentes do Prouni englobam as vagas que não foram preenchidas na primeira chamada de Prouni Inscrições 2016.  As vagas remanescentes do Prouni têm os mesmos pré-requisitos das outras etapas de inscrição. Você pode se inscrever para as vagas remanescentes do Prouni no portal oficial do Prouni. Não perca a oportunidade e se inscreva para tentar a chance.