1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Gabarito Enem 2015

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 foram divulgadas nesta sexta-feira, dia 8 de janeiro de 2016. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) as provas corrigidas não serão divulgadas, assim como os comentários dos corretores, ao contrário do que muitos imaginavam, já que existe uma liminar judicial que obriga o órgão a fazer essa divulgação. No entanto, essas especificações da redação deverão ser divulgadas em até 30 dias.

Leia também: Veja o passo a passo de como se inscrever no Sisu

Gabarito Enem 2015

Gabarito Enem 2015 (Foto: Divulgação)

Gabarito do Enem 2015

Se você quiser conferir novamente a sua prova do Enem após ver a sua nota, veja a seguir o gabarito completo de todas as provas do Enem aplicadas em 2015:

Gabarito das provas de sábado (24/10)
– PROVA AMARELA (sábado)
– PROVA ROSA (sábado)
– PROVA AZUL (sábado)
– PROVA BRANCA (sábado)

Gabarito das provas de domingo (25/10)
– PROVA AMARELA (domingo)
– PROVA ROSA (domingo)
– PROVA AZUL (domingo)
– PROVA CINZA (domingo)

Gabarito Enem 2015

Veja os gabaritos do Enem 2015 (Foto: Divulgação)

Consulta da nota do Enem 2015

Os candidatos poderão consultar as suas notas por meio do site da instituição da instituição que organizou a prova. Para acessar os seus dados, basta usar o seu número de inscrição no Enem e a sua senha. Por meio dessa nota os estudantes poderão ingressar no ensino superior em universidades nacionais públicas e privadas. O aluno poderá ver as notas de todos os testes que foi submetido em 2015 pelo processo do Enem.

 Saiba mais informações sobre: Segunda chamada Sisu

Gabarito Enem 2015

Confira como o Enem 2015 pode te ajudar a entrar na faculdade (Foto: Divulgação)

Programas para tentar bolsa de estudos com a nota do Enem 2015

Existem alguns programas que permitem que você use a nota do Enem para conquistar uma bolsa de estudo ou vagas permanentes em universidades públicas, confira:

Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece algumas oportunidades para quem está querendo conquistar uma vaga na faculdade. Por meio da nota obtida no Enem os estudantes podem se inscrever no processo de seleção do Prouni.

Com foco nos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos, o Prouni oferece vagas de bolsas de estudos de 50% e 100% em instituições privadas. A data de inscrições ainda não foi informada, mas serão anunciadas no site do Inep.

Sisu

A primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2016 começa no dia 11 de janeiro. No total, serão oferecidas 228 mil oportunidades em 131 instituições públicas de ensino superior públicas. Os candidatos já podem começar a pesquisar no sistema as vagas que vão querer ocupar, confira no site do Sisu.

Podem se inscrever a uma vaga na faculdade por meio do Sisu os candidatos que fizeram o Enem de 2015 e que possuem nota na prova de redação maior que zero. No entanto, se inscrever não é garantia que consiga a vaga, mesmo porque algumas instituições adotam a chamada nota de corte. Se a nota do candidato for menor que a nota de corte o sistema emitirá uma mensagem.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais, que não são gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. É necessário fazer o Enem para se inscrever no Fies. Acesse o site oficial do programa para saber como solicitar a bolsa de estudos.

Além dessas formas de ingresso na faculdade usando a nota do Enem, as pessoas podem contar com um empurrãozinho desse teste, já que ele ajuda também a agregar valor a sua nota em várias universidades. E ainda tem aquelas que adotam a nota do Enem como método integral de seleção de estudantes. Já outras instituições o Enem pode ser o método de desempate e quem tem a maior nota acaba entrando na faculdade.

Gabarito Enem 2015

Confira como será a próxima prova do Enem (Foto: Divulgação)

Polêmicas do Enem 2015

O Exame Nacional do Ensino Médio gerou diversas polêmicas com a sua prova de 2015, A maior de todas elas ficou por conta da redação, que teve como tema: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Muitas piadas saíram na internet a respeito, mas proporcionalmente igual saiu também comentários apoiando a causa e falando do tema, gerando um grande debate. O tema gerou muitos comentários e mais de 3,7 milhões de posts no Twitter gerados foram computados somente sobre o assunto.

Alguns alunos reclamaram muito do teor da prova do Enem 2015, dizendo que estava muito difícil. Para alguns professores, o Enem 2015 foi o mais difícil da história de todos os testes, mas eles viram isso com positividade, já que muitos defendem que as faculdades públicas usem o Enem como método unificado de seleção de estudantes.

Em 2015 não teve nenhum vazamento da prova e nenhuma ocorrência grave contra a segurança do teste foi verificada, mas 740 candidatos foram eliminados do Enem por irregularidades durante a prova. A edição 2015 do Enem também teve o reajuste da taxa de inscrição, que subiu depois de 11 anos, de R$ 35 para R$ 63.

Enem 2016

O Enem 2016 deve seguir com as mesmas regras aplicadas em 2015 e a tendência é que a prova seja mais parecida com as dos anos anteriores, menos complicada, pois na história do Enem nunca tivemos duas provas seguidas com um grau de dificuldade elevado.

Para quem pretende fazer a prova se fazendo valer do acesso a gratuidade, saiba que as coisas podem ficar mais complicadas em 2016. Isso porque o Governo já vem diminuindo a concessão desse benefício, para economizar verba.

Outro meio que o Ministério da Educação encontrou de economizar dinheiro foi deixando de enviar os cartões de inscrição aos candidatos. Agora, cada um acessa o site com seu login e senha para saber mais informações a respeito das provas do Enem, locais que serão aplicadas e para responder o questionário socioeconômico, que antes era enviado para todos os estudantes.

O lado positivo é que por meio da internet fica mais rápido saber de tudo, mas o lado negativo é que algumas pessoas ainda não possuem internet em casa.