1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Calendário Sisutec 2018

Jovens e adultos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. O Sisutec 2018 reúne vagas em cursos técnicos ofertadas por instituições de ensino de todo país. As vagas são destinadas para candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições privadas com bolsa integral.

Resultado Enem 2017

O calendário do Sisutec 2018 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), mas as mesmas regras das edições passadas devem valer para o Sisutec de 2018. As inscrições para o Sisutec são feitas exclusivamente pela internet no site oficial. Os candidatos precisam ter o número de inscrição e senha do último Enem. Ele pode participar da seleção em até dois cursos.

sisutec inscrições

sisutec inscrições. Imagem:divulgação

Podem se inscrever no Sisutec, alunos que cursaram o ensino médio na rede pública e alunos bolsistas integrais de escolas privadas. Os candidatos devem ter a nota acima de 450 pontos do Enem e não ter zerado a redação. No Sisutec, metade das vagas é reservada para estudantes com renda de até 1,5 salários mínimos por mês.

Sisutec 2018

Para a inscrição é preciso ter os dados de alguns documentos como: documento de identidade, CPF, endereço residencial completo e número de inscrição do Enem, mais a senha e a nota do exame. Após preencher todas as informações com os seus dados pessoais, o candidato pode seguir com o processo de inscrição. Caso o candidato não tenha a senha do Enem, ele pode recuperá-la no site oficial do exame.

Calendário Sisutec 2018

O processo de seleção para o Sisutec acontece duas vezes durante o ano, no início de cada semestre. O candidato precisa se inscrever somente uma vez para participar das seleções. Ao se inscrever no site, o candidato pode participar da seleção em dois cursos. Caso seja escolhido em sua primeira opção, o mesmo não será chamado na segunda. E não sendo chamado na primeira, pode ser chamado na segunda opção. Durante o período de inscrição, o candidato pode mudar suas opções de cursos escolhidos, mas terminando as inscrições, as alterações são encerradas.

As instituições adotam notas de corte para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer ao curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação no momento da inscrição. Por isso, o candidato pode escolher até duas opções de curso de acordo com a sua nota que pode mudar de acordo com as inscrições.

Sisutec Inscrições 2018

Após o período de inscrição, são realizadas duas chamadas consecutivas. Também é aberta uma lista de espera com vagas remanescentes, as que não foram preenchidas no período normal do processo de seleção. Contudo, já ocorreu de não ser aberta nenhuma lista de espera e a ocupação das vagas remanescentes acontecer a partir da inscrição on-line nos meses subsequentes da última chamada.

Lista de espera Sisutec 2018

No site oficial do Sisutec 2018, existe um guia completo para o estudante tirar as suas dúvidas sobre como fazer a inscrição, a nota de corte necessária, sobre as vagas, o resultado e o processo seletivo. Na mesma página, fica disponível o calendário do semestre com o período para a inscrição, o resultado das chamadas, a data da matrícula e o acesso à lista de espera.

sisutec inscrições

sisutec inscrições. Imagem:divulgação

Nota de corte Sisutec 2018

Várias instituições públicas e particulares participam do Sisutec e divulgam a suas notas de corte a partir do período de inscrições.

O Sisutec oferece vagas em universidades privadas, nos Serviços Nacionais de Aprendizagem, além de toda a rede pública de ensino e nos Institutos Federais de Tecnologia. O Sisutec também oferta vagas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que disponibiliza cursos técnicos para jovens e adultos.