1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Técnico em redes de computadores Sisutec. Vagas, Inscrições e Salário

O Sisutec – como é mais conhecido o Sistema – é um programa criado pelo governo federal junto ao Ministério da Educação (MEC), para servir aos adolescentes que acabaram de se formar no ensino médio e acabam caindo nas estatísticas de desemprego – principalmente aqueles que cursaram a rede pública de ensino.

Desde a sua primeira edição, que aconteceu em 2013, o programa já vem democratizando o ensino técnico, abrindo as portas da educação para jovens de classes menos favorecidas de todas as idades.

O mercado de trabalho há anos tem uma carência por profissionais especializados em ramos específicos da prestação de serviço, indústria e comércio, que fazem falta nas empresas brasileiras. Pensando nisso, o governo federal criou este programa para suprindo as vagas que faltam, através da formação de profissionais técnicos especializados.

Somente no primeiro semestre de 2018, serão oferecidas mais de 240 mil vagas pelo Sisutec para cursos técnicos em diversos campos. Desde 2013, o programa vem democratizando a educação brasileira com suas bolsas de estudo, qualificando jovens para que eles possam ingressar mais rápido no mercado de trabalho.

Entre os cursos, o Técnico em rede de computadores é uma das opções. Saiba mais sobre o salário e o que faz esta carreira, e também como participar do Sisutec 2018 a seguir.

O que faz e qual é o salário de um Técnico em Redes de Computadores?

O técnico em redes de computadores é o profissional que faz o projeto lógico e físico de uma rede, realizando a sua instalação, configuração e fazendo a manutenção em redes de computadores. Ele também tem como função instalação e configuração roteadores, switchs e sistemas de distribuição de internet para que o local tenha rede em todos os lugares necessários.

Além disso, o técnico em redes de computadores faz instala e administra os sistemas operacionais das redes de computadores, implementando políticas de segurança e demais regras de uso.

Como parte do curso técnico, o aluno que se tornará este profissional irá presenciar aulas de Informática Educativa, Inglês Instrumental, Arquitetura de Computadores, Elétrica, Lógica de Programação, Manutenção de Computadores, Técnologia da Informação e Comunicação, Desenho Técnico, Estrutura e Comunicação de Dados, Meios Físicos de Comunicação, Empreendedorismo, entre outras matérias.

O técnico em redes de computadores tem um mercado de trabalho que cresce a cada dia, uma vez hoje em dia todo mundo usa e precisa usar computadores, desde empresas pequenas até grandes corporações. Entre os cargos, são oferecidas vagas de empregos em instituições públicas, privadas e de terceiro setor. Além disso, você também estará apto a prestar serviços de forma autônoma.

A média salarial desta profissão no Brasil é de R$ 1617, mas dependendo do lugar em que se trabalha e da complexidade dos serviços prestados, a remuneração pode chegar a até R$ 3000.

Sisutec 2018: como funciona o programa? 

O Sisutec é um programa parecido com o Sisu, e foi criado para trabalhar da mesma maneira que seu irmão. A diferença entre os dois é que – ao invés de selecionar alunos para os cursos de educação superior –  o Sisutec seleciona pessoas para cursos técnicos profissionalizantes.

O programa funciona em parceria com diversas escolas e institutos reconhecidos pelo MEC. Se você não tem interesse por rede de computadores, o Sisutec também tem vagas em outros cursos como Técnico em Estética, Técnico em Computação Gráfica, e muitos outros.

Sisutec 2018: como fazer a inscrição?

O Sisutec utiliza das notas do Enem do ano anterior para te classificar na lista de convocados, portanto, é necessário que você tenha feito a prova. Para se inscrever, acesse o portal do programa e faça login usando o número e a senha do Enem. Depois disso, selecione os cursos desejados para primeira e segunda opção e fique atento com a lista.