1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Técnico em reabilitação de dependentes Sisutec. Vagas, Inscrições e Salário

O ensino médio pode ser um período difícil para muitos estudantes, que mal veem a hora desta fase terminar para se verem livres. Mas o que fazer quando o colégio acabar? Todos os anos milhares de jovens se formam e acabam entrando nas estatísticas de desemprego ou trabalhando em cargos que pagam muito pouco e não oferecem nenhuma oportunidade de melhoria de vida. O ensino técnico profissionalizante pode ser uma boa alternativa para estes jovens.

O mercado de trabalho precisa urgentemente de pessoas habilitadas em funções específicas para trabalharem em diferentes campos de atuação – profissionais técnicos são cada vez mais procurados por empresas pequenas, médias e grandes. Pensando nisso, o Ministério da Educação (MEC) com os aportes do governo federal criaram o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos – o Sisutec -, para suprir esta demanda do mercado e transformar jovens recém formados no ensino médio em profissionais habilitados para trabalharem.

No primeiro semestre de 2018, serão mais de 240 mil vagas oferecidas pelo Sisutec para cursos técnicos em todos os ramos. Desde 2013 o programa vem democratizando o ensino brasileiro através das bolsas de estudo para técnicos e dando qualificação a jovens para que eles possam ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho.

Os cursos oferecidos são diversos e entre eles, o Técnico em reabilitação de dependentes é uma das opção. Saiba mais sobre a remuneração e as funções desta carreira e como participar do Sisutec 2018 no texto a seguir.

O que faz e quanto ganha o Técnico em Reabilitação de Dependentes?

Com a questão das drogas sendo cada vez mais debatida no Brasil, crescem os programas de conscientização e tratamento de usuários de drogas como o crack – um vício doentio que assola muitas cidades brasileiras. Com isso, a necessidade por profissionais qualificados para serviços em torno de questões envolvendo a preocupação com entorpecentes cresce a cada dia.

O técnico em reabilitação de dependentes é o profissional responsável por coordenar programas e serviços de reabilitação com a função de recuperar a sanidade mental e física de um indivíduo usuário. O técnico também é capacitado para realizar campanhas, eventos e reuniões onde irá ele vai fazer a conscientização através informação e conhecimento sobre a dependência química.

A área de atuação de um técnico em reabilitação de dependentes se consiste em trabalhar em unidades básicas de saúde, nos hospitais, em consultórios, em unidades de desintoxicação, nas comunidades terapêuticas, e muito mais.

Esta profissão ainda é muito recente, tendo ainda a sua base salarial em fase de discussão e negociação. Porém, por trabalhar em ambientes que podem oferecer riscos, este trabalhador deve ganhar o adicional de condição de insalubridade. Além disso, por se tratar de um trabalho para o governo, este cargo poderá oferecer uma remuneração alta – estima-se que o salário médio desta função é de R$ 3000.

Como funciona o Sisutec?

O Sisutec faz a conexão entre alunos que desejam estudar e estas instituições. O sistema se utiliza das notas do Enem para classificar vagas para os cursos técnicos. Portanto, é necessário que o candidato para um ensino profissionalizante através do Sisutec tenha feito o exame no ano anterior.

O programa trabalha em parceria com diversas escolas e institutos de grande nome no país e reconhecidos pelo MEC. Além do técnico que explicamos acima, o Sisutec também oferece vagas em outros cursos como Técnico em Estética, Técnico em Computação Gráfica, e muitos outros.

Como se inscrever no Sisutec 2018?

Para se inscrever no Sisutec 2018, você deve acessar o endereço virtual do programa, o site oficial do Sisutec. Na página inicial, faça o login utilizando o número e a senha que foram usados para o Enem e, depois, conclua seu cadastro com suas informações pessoais e selecione suas opções de curso.