1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Técnico em química Sisutec. Vagas, Inscrições e Salário

Já fazem alguns anos que o mercado pede por mão de obra especializada, abrindo milhares de vagas em empresas anualmente para pessoas com formação técnica. Para ajudar a suprir esta carência, o governo federal e o Ministério da Educação (MEC) criaram o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos, mais conhecido como Sisutec.

O Sisutec possui, em 2018, mais de 240 mil vagas disponibilizadas, o que torna o ensino técnico ainda mais acessível. Entre estes cursos, o Sistema oferece o técnico em Química. Leia a seguir sobre a carreira de técnico em Química, sua remuneração e saiba mais como entrar no Sisutec.

Técnico em Química: Salário e o que faz

Vamos conhecer um pouco da carreira técnica de Química antes de saber como funciona e como se inscrever no Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos.

O técnico em Química é o profissional habilitado para executar atividades nas operações e processos químicos industriais e laboratoriais, seguindo procedimentos técnicos, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho. Entre estas atividades, este cargo faz parte do planejamento, desenvolvimento, coordenação, supervisão e orientação de processos que acontecem no setor bioindustrial. Ele também busca inovar no desenvolvimento de produtos, processos, serviços e novas tecnologias.

Durante o curso técnico, o aluno estará aprendendo as matérias de Técnicas Laboratoriais, Fundamentos da Química, Fundamentos de Processos Químicos Industriais, Desenho Industrial, Microbiologia Aplicada aos Processos Químicos Industriais, Físico-química Aplicada aos Processos Químicos Industriais, Cálculos Aplicados aos Processos Químicos Industriais, Análises Químicas e Instrumentais, Inovação em Processos Químicos Industriais, Desenvolvimento de Produtos, Processos e Serviços, entre outros assuntos que formará um profissional completo.

As possibilidades de atuação se consistem basicamente nos níveis da indústria, institutos de pesquisa, desenvolvimento de vacinas junto a profissionais da farmácia, laboratórios de controle de qualidade, de tratamento de água e saneamento, e pesquisas nos ramos alimentícios, de bebidas, papel, plástico e combustíveis.

Quem está interessado neste curso técnico, pode comemorar mais uma boa notícia além da possibilidade de cursar através do Sisutec: O técnico em Química é um dos cursos profissionalizantes especializados que mais bem paga no mercado. Uma pesquisa salarial feita pelo site nacional de empregos mostra que um profissional que trabalha no nível trainee em uma pequena empresa ganha em média R$ 1764, enquanto um nível master em uma grande empresa tem a sua remuneração em média R$ 4443.

O que é e como funciona o Sisutec?

 O programa teve a sua primeira edição em 2013, e desde então vem disponibilizando vagas em cursos técnicos profissionalizantes para os jovens que acabam de sair de ensino médio e ficam sem emprego ou não têm condições de arcar com os custos de uma graduação. O Sisutec contempla, em sua maioria, pessoas que vêm de colégios públicos, o que ajuda a democratizar o ensino técnico.

Mas qual é a vantagem de se cursar um ensino técnico ao invés do ensino superior? Os cursos oferecidos pelo Sisutec são de curta duração e formam jovens em carreiras de alta demanda por parte das empresas – o que te coloca em seu primeiro emprego e ingressado no mercado de trabalho em um tempo muito mais rápido.

Entre as instituições que você poderá estar ingressando com o programa, existem vagas em nas escolas do sistema S – como o Senai – e institutos ligados a escolas particulares.

Inscrições Sisutec 2018

O Sisutec utiliza as notas do Enem para concluir as inscrições no programa, portanto, para participar o candidato deve ter feito o Exame Nacional de Ensino Médio no ano imediatamente anterior ao processo.

Para se inscrever, acesse o site oficial do Sistema e faça login utilizando seu número do Enem e a senha. Conclua seu cadastro e escolha as suas opções de cursos técnicos.