1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Técnico em orientação comunitária Sisutec. Vagas, Inscrições e Salário

Opções para você se qualificar e conseguir um emprego melhor não faltam. A desculpa de não possui condições financeiras para arcar com tal investimento também não cola mais, afinal hoje em dia há ótimas opções de cursos gratuitos no mercado, como aqueles que são oferecidos através do SISUTEC. Tais cursos são do âmbito do Pronatec, portanto não possuem nenhum custo e podem ser concluídos em um período máximo de até três anos.

São várias opções de acordo com cada região brasileira. O curso Técnico em Orientação Comunitária, por exemplo, pode ser encontrado em vários municípios. Veja a seguir mais sobre o programa e como participar.

O que é o SISUTEC

O SISUTEC é um programa do governo federal brasileiro criado com o intuito de facilitar o acesso aos cursos técnicos do Pronatec, reunindo as vagas de todas as instituições em um único lugar para que assim todos possam participar. Os cursos são gratuitos e oferecem ao estudante um diploma de nível médio que poderá ajudá-lo a conseguir ótimas oportunidades de emprego.

 

O Pronatec possui parceria com instituições de ensino de todo o país que disponibilizam suas vagas, sendo que cada uma possui em sua grade curricular aqueles cursos que formam profissionais necessitados no mercado de trabalho. Uma boa forma de saber quais cursos e profissões estão em alta na sua região é acessando o site das instituições locais.

Quais são os requisitos do SISUTEC?

O programa possui poucos requisitos que devem ser cumpridos por todos aqueles que desejam garantir uma vaga na qualificação profissional. Os candidatos são avaliados e classificados para os cursos de acordo com a nota do ENEM, portanto é essencial que tenham participado da última edição do exame, nesse caso a de 2017. Além disso, também é exigido que tenham obtido uma nota igual ou maior do que 450 pontos, e não são aceitos candidatos que tenham zerado a redação.

As vagas ofertadas são todas no âmbito do Pronatec, um programa que inovou a inclusão educacional permitindo que pessoas de baixa renda tivessem acesso a cursos técnicos, portanto a renda do candidato também é essencial. É indicado que o candidato possua uma renda de até dois salários mínimos mensais.

Como se inscrever no SISUTEC?

A inscrição no SISUTEC é feita pela internet diretamente no site do programa. O Ministério da Educação sempre atualiza o site com o novo cronograma e informações quando está próximo do processo seletivo iniciar, por isso é essencial acompanhar o site para não perder a chance.

No ato da inscrição é preciso informar o número de inscrição e a senha do ENEM.

Curso Técnico em Orientação Comunitária

Esse curso possui uma carga horária de 800 horas e exige que o candidato tenha, no mínimo, 16 anos. O valor médio da remuneração paga a esses profissionais é de R$1.400,00, mas lembre-se que pode variar de uma região para outra. O piso salarial não é definido, portanto é comum encontrar valores diferentes em cada estado brasileiro.