1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

SISUTEC 2018 – Inscrições, Vagas e Cursos

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) reúne vagas em cursos técnicos ofertados  pelas instituições de ensino por todo o Brasil. Os candidatos podem estudar em toda a rede pública, nos Institutos Federais de Tecnologia, nas universidades públicas, nos Serviços Nacionais de Aprendizagem e entidades privadas de ensino superior.

Comandado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisutec leva à profissionalização e dá oportunidade de crescimento no mercado de trabalho, para muitas pessoas.

O que é o Sisutec 2017?

O Sisutec reúne vagas gratuitas em cursos técnicos oferecidos pelas instituições de ensino. É realizada duas chamadas consecutivas por ano e também disponibilizada uma lista de espera para vagas remanescentes, que não forem preenchidas no período normal do processo de seleção.

Nas edições anteriores, todo o processo aconteceu nos meses de junho e julho, com o início das aulas em agosto, por isso é importante ficar atento e preparado para a época da inscrição.

O Sisutec reúne vagas em cursos técnicos ofertados  pelas instituições de ensino por todo o Brasil. (Imagem: Divulgação)

O Sisutec reúne vagas em cursos técnicos ofertados pelas instituições de ensino por todo o Brasil. (Imagem: Divulgação)

Para Quem é Destinado o Sisutec?

Para os interessados que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017 podem se inscrever no Sisutec 2018, respeitando os outros pré-requisitos.

Primeiro os estudantes que irão participar do Sisutec devem ter realizado o Enem de 2017, para o Sisutec 2018, pois só pode ser realizada a inscrição os alunos que cursaram o ensino médio na rede pública e alunos bolsistas integrais de escolas privadas que fizeram o Enem, e aqueles que obtiveram nota acima de 450 pontos em todos as áreas do conhecimento e não zeraram a redação.

Nos últimos dados divulgados em 2015, 85% das vagas do Sisutec foram destinadas para estudantes que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições privadas, com bolsa integral. Além disso, metade das vagas também foi reservada para estudantes com renda de até 1,5 salários mínimos por mês.

Como se Inscrever no Sisutec 2018?

As inscrições para o Sisutec 2018 serão realizadas duas vezes durante o ano através do portal oficial do Sisutec. Para efetuar a inscrição, o candidato precisará ter em mãos os seguintes dados:

  1. Número da inscrição do ENEM 2017;
  2. Senha do ENEM  2017.
  3. Caso você não tenha uma dessas informações, poderá acessar o portal do ENEM 2017 e recuperar seus dados.
  4. Ao entrar no site, siga a instruções a baixo:
  5. Clique na opção “Fazer inscrição”;
  6. Escolha duas opções de cursos;
  7. Confira se sua nota está acima da nota de corte do curso desejado

Após realizar sua inscrição, fique atentos aos prazos de resultado e matrícula nas instituições escolhidas. Lembrando que todas as instituições parceiras do Sisutec possuem avaliações positivas do MEC, por isso, os cursos ofertados são extremamente concorridos.

As inscrições para o Sisutec 2018 serão realizadas através do portal oficial do programa. (Imagem: Divulgação)

As inscrições para o Sisutec 2018 serão realizadas através do portal oficial do programa. (Imagem: Divulgação)

Documentos Necessários para a Inscrição no Sisutec

Para a realização da inscrição é necessário ter os dados de alguns documentos

  1. Documentos de Identidade;
  2. CPF;
  3. Endereço Residencial Completo;
  4. Número de Inscrição do Enem 2017;
  5. Senha do Enem 2017.

Depois de preencher todas as informações com seus dados pessoais, o candidato, pode seguir com o processo de inscrição.

Como Funcionam as Notas de Corte no Sisutec?

Ao se inscrever no site do Sisutec, o candidato pode participar da seleção em dois cursos. Caso seja escolhido em sua primeira opção, o mesmo não será chamado na segunda. E, não sendo chamado na primeira, pode ser chamado na segunda opção. Durante o período de inscrição, o candidato pode mudar suas opções de cursos escolhidos, mas terminando as inscrições, as alterações são encerradas.

As instituições adotam notas de corte para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer ao curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação no momento da inscrição.

O cronograma de 2017 ainda não foi divulgado, mas em anos anteriores as inscrições aconteceram no período de junho a julho. O resultado da primeira chamada foi divulgado ainda em julho, com a matrícula sendo realizada no mesmo mês.

O resultado da segunda chamada sai após o encerramento do período de matrícula da primeira chamada, sendo que a lista de espera, com as vagas remanescentes, foi aberta para inscrições entre o mês de julho e início de agosto. O início das aulas, normalmente, também fica marcado para o mês de agosto.

Cursos Ofertados pelo Sisutec

São ofertadas turmas nas áreas de: saúde, estética, meio ambiente, tecnologia, eletrônica, administração, comunicação, moda, gastronomia, hotelaria, lazer e turismo.  Há vagas no mercado para profissionais técnicos qualificados em muitos setores diferentes.

No Sisutec o candidato pode participar da seleção em dois cursos. (Imagem: Divulgação)

No Sisutec o candidato pode participar da seleção em dois cursos. (Imagem: Divulgação)

O Sisutec oferece vagas no: Senac, Senai e Senar para cursos de Técnico em Secretaria Escolar, em Análises Clínicas, em Controle Ambiental, em Meio Ambiente, em Farmácia e Radiologia. Ainda é possível fazer cursos de Podologia, Design de Interiores, Estilista, Informática, Redes de Computadores, entre outros no Rio de Janeiro. Universidades privadas como a Anhanguera também ofertam vagas, além de toda a rede pública de ensino.

Confira agora os principais cursos do Sisutec:

  1. Técnico em Nutrição e Dietética
  2. Técnico em Massoterapia
  3. Técnico em Meio Ambiente
  4. Técnico em Informática
  5. Técnico em Edificações
  6. Técnico em Estética
  7. Técnico em Computação Gráfica
  8. Técnico em Eletrônica
  9. Técnico em Farmácia
  10. Técnico em Segurança do Trabalho
  11. Técnico em Desenho de Construção Civil
  12. Técnico em Agronegócio
  13. Técnico em análises Clínicas
  14. Técnico em Logística

Quais as Instituições Parceiras?

Os últimos dados do Sisutec, quando o programa ofertou mais de 83 mil vagas em cursos de nível técnico gratuitos em entidades de ensino públicas e privadas. Foram 937 instituições participando do programa, com mais de 200 mil candidatos inscritos.

As instituições que oferecem vagas pelo Sisutec são: os institutos federais, as escolas técnicas vinculadas as universidades federais, as redes estaduais e municipais de educação profissional e tecnológica, os serviços nacionais de aprendizagem, as universidades privadas e as escolas técnicas privadas.