1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Sisu pela nota do Enem

Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior devem ficar atentos às inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada,) no qual as instituições de educação superior de todo o país ofertam as suas vagas. O cadastro no sistema, que começa no dia 11 de janeiro, está vinculado à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, somente os estudantes que fizeram o teste e tiraram na prova de redação nota acima de zero, podem participar.

Sisu pela nota do Enem

Sisu pela nota do Enem. Imagem:Divulgação

Inscrições no Sisu 2016

Antes de se inscrever, o estudante deve consultar a sua nota do Enem 2015 no site do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com o número do CPF e a senha do Enem. Para a inscrição no Sisu 2016, o candidato deve acessar o link http://sisu.mec.gov.br/ e informar o número de inscrição e senha do Enem. Caso o estudante não tenha a senha, deve recuperá-la na página do Enem. Ao final da inscrição, o Sisu disponibiliza o comprovante do processo para impressão.

Resultado das Inscrições

O resultado da primeira chamada regular para matrícula será divulgado no dia 26 de janeiro. Ao final do período de seleção, o Sisu 2016 escolhe os candidatos melhores classificadas em cada curso, de acordo com a nota do Enem.  Sendo aprovado, o estudante deve verificar os documentos exigidos para a matrícula que começa dia 30 de janeiro e vai até o dia 03 de fevereiro. A documentação necessária é informada no momento da inscrição para o Sisu 2016.

Sisu pela nota do Enem

Sisu pela nota do Enem. Imagem:Divulgação

Sisu 2016 e a nota do Enem

Somente estudantes que fizeram o Enem 2015 e tiraram nota acima de zero na redação podem se inscrever no Sisu 2016, a partir de 11 de janeiro. Algumas universidades adotam notas mínimas para a inscrição e o candidato deve ficar atento a isso.

Os estudantes poderão se inscrever em duas opções de vagas com a nota do Enem, então o Sisu escolhe os candidatos melhores classificadas, de acordo com a nota de corte que é a menor nota para a classificação em cada curso. Essa é calculada durante o período de inscrição e leva em conta o número de vagas disponibilizadas e o total de estudantes inscritos no curso. Ela é informada a partir do segundo dia de inscrição e serve como referência para os candidatos.

No período de inscrição, até o dia 14 de janeiro, o candidato pode alterar a sua opção de escolha e será considerada somente a última inscrição confirmada. Por isso, ele deve ficar muito atento às mudanças nas notas de corte antes escolher o curso, até o prazo de encerramento do processo de inscrição.