1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Resultados ProUni 2017

O Ministério da Educação (MEC) fez a divulgação recentemente do resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os convocados na primeira chamada devem clicar no link e confirmar se conseguiu uma vaga para uma das faculdades que estava selecionando candidatos.

Prouni 2017 – Resultados do Prouni 2017

Os candidatos que foram selecionados e aprovados no Programa Universidade Para Todos em 2017 precisam comprovar os seus dados para garantir a bolsa entre esta segunda e o dia 13 de fevereiro.

O MEC fez a divulgação recentemente do resultado da primeira chamada do Prouni. (Imagem: Divulgação)

O MEC fez a divulgação recentemente do resultado da primeira chamada do Prouni. (Imagem: Divulgação)

A segunda convocação do ProUni será divulgada no dia 20 de fevereiro. Depois, o programa vai abrir o prazo para a adesão à lista de espera, entre 7 e 8 de março.

Programa Universidade para Todos –  Comprovação das Informações

Comprovação de informações da 1ª chamada: 06/02 a 13/02

Resultado da 2ª chamada: 20/02

Comprovação de informações da 2ª chamada: 20/02 a 24/02

Prazo para participar da lista de espera: 07/03 a 08/03

Entrega presencial de documentos dos selecionados: 13/03 a 14/03

Quem Pode Participar do Prouni?

Pode fazer parte do Prouni os estudantes que são egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar por participante da família máxima de três salários mínimos.

Só podem participar que faz a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e que teve média acima da nacional, sem ter zerado na redação. Cada instituição pode estipular uma nota de corte, de acordo com o curso. Conquistam as bolsas os estudantes que tiverem as melhores notas e que estão dentro das condições especificadas acima.

Incentivo de Permanência nas Instituições

O Programa Universidade para Todos possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições de ensino superior, como a Bolsa Permanência, os convênios de estágio MEC/CAIXA e MEC/FEBRABAN e ainda o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita ao bolsista parcial financiar até 100% da mensalidade não coberta pela bolsa do programa (no caso das bolsas parciais).

O Programa Universidade para Todos possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições de ensino superior. (Imagem: Divulgação)

O Programa Universidade para Todos possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições de ensino superior. (Imagem: Divulgação)

O Programa Universidade Para Todos já atendeu, desde sua criação no ano de 2004 até o processo seletivo do segundo semestre de 2014, mais de 1,4 milhão de estudantes, sendo que parte desses estudantes conquistaram (70% deles) bolsas integrais.

O Programa Universidade para Todos, somado ao Fies, ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica aumentam significativamente a quantidade de oportunidades na educação superior, contribuindo para um maior acesso dos jovens ao ensino superior.

Para mais informações acesse o site.

Relação de Documentos Exigidos pelo MEC para Fazer Matrícula do Prouni

Apresentar nas instituições os originais e cópias dos seguintes documentos:

1 – Carteira de identidade (RG) e CPF do candidato e de todos os membros do grupo familiar, podendo ser apresentada certidão de nascimento no caso dos menores de 18 anos;

2 – Comprovante de residência de todos os membros do grupo familiar, conforme especificado pelo Coordenador do Prouni ou seu (representante);

3 – Comprovante dos períodos letivos cursados em escola pública, quando for o caso (Histórico Escolar);

4 – Comprovante de percepção de bolsa de estudos integral durante todo o ensino médio cursado em instituição privada, quando for o caso, emitido pela respectiva instituição;

5 – Comprovantes de rendimentos do estudante e dos integrantes de seu grupo familiar.

O ProUni já atendeu mais de 1,4 milhão de estudantes. (Imagem: Divulgação)

O ProUni já atendeu mais de 1,4 milhão de estudantes. (Imagem: Divulgação)

São Considerados Comprovantes De Rendimentos:

  • Se assalariado, os últimos contracheques ou carteira de Trabalho atualizada;
  • Se trabalhador autônomo ou profissional liberal, extrato bancário dos três últimos meses, guias de recolhimento de INSS dos três últimos meses, compatíveis com a renda declarada, ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – Decore, original, dos três últimos meses, feita por contador ou técnico contábil inscrito no respectivo Conselho Regional de Contabilidade – CRC;
  • Se proprietário de empresa, comprovante de pró-labore e contrato social ou instrumento equivalente e Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica IRPJ:
  • Se aposentado ou pensionista, os últimos comprovantes de recebimento de aposentadoria ou pensão. 6 – Laudo médico atestando a espécie e o grau de deficiência com CID (Código Internacional de Doença) conforme Decreto nº. 5.296 de 02 de dezembro de 2004. 7 – Comprovante de efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública, emitido por esta, quando for o caso; 8 – Comprovante de separação ou divórcio dos pais, ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar do grupo familiar do candidato por essas razões;

Também pode ser solicitado ao estudante quaisquer outros documentos que o coordenador ou representante do Programa Universidade para Todos eventualmente julgar necessários para efeito de comprovação das informações prestadas pelo candidato, inclusive contas de energia, água, telefone fixo ou móvel, gás, condomínio, comprovantes de pagamento de aluguel ou prestação de imóvel próprio, carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, faturas de cartão de crédito, extratos bancários, extrato do Fundo de Garantia do Termo de Serviço – FGTS, Declaração Anual de Isento – DAI, Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF e respectiva notificação de restituição, bem como quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas a qualquer membro do grupo familiar.

Algumas faculdades também pedem para efetivação de matrícula Programa Universidade  Para Todos as seguintes cópias autenticadas:

  • – Certidão de Nascimento ou casamento;
  • – Carteira de identidade – RG;
  • – Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • – Histórico Escolar (Ensino Médio.

Para mais informações sobre documentos necessários para a matrícula do Prouni acesse o site. Também é bom entrar em contato com a faculdade que te selecionou para bolsa de estudos para saber os documentos que a instituição de fato precisa para fazer a sua matrícula.