1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Prazo de Inscrição ProUni 2017 – Último Dia para se Inscrever!

O ProUni, também conhecido como Programa Universidade Para Todos, foi desenvolvido pelo Governo Federal brasileiro com o intuito de oferecer bolsas integrais ou parciais para aqueles que desejam estudar em algum dos cursos de graduação das instituições particulares espalhadas pelo país.

Porém, como as outras provas de ingressão ao Ensino Superior, é necessário ficar de olho nos editais e datas oficiais, já que as inscrições têm um período certo e restrito para acontecer. No primeiro semestre de 2017, elas ocorreram entre os dias finais de janeiro e o início de fevereiro. Além das duas chamadas e da lista de espera, o programa volta a abrir candidaturas no segundo semestre – mas as datas oficiais são disponibilizadas apenas dias antes do processo acontecer.

O ProUni possui duas edições por ano. (Imagem: Divulgação)

O ProUni possui duas edições por ano. (Imagem: Divulgação)

ProUni 2017 – Como Funciona?

O programa oferece bolsas que variam de 50% a 100% do valor total de cada mensalidade do curso que você deseja estudar e a quantidade de bolsa disponibilizada vai depender de sua renda mensal, que deve ser de até três salários-mínimos. A primeira chamada deste primeiro semestre de 2017 aconteceu no dia 06 de fevereiro e a segunda algum tempo depois, no dia 20. Além delas, existe também uma lista de espera e vagas remanescentes para os que não foram classificados e ainda querem continuar tentando.

Mas não é só a renda mensal que está nos pré-requisitos, também é necessário ter se formado ou esteja prestes a terminar o Ensino Médio em uma escola pública. Caso tenha estudado em escolas particulares, a exigência do ProUni é que o aluno tenha recebido bolsa integral para custear os estudos. Outros modos de avaliação é não ter zerado a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nem tirado menos de 450 em toda a prova, que é o valor mínimo.

O ProUni foi desenvolvido pelo Governo Federal brasileiro com o intuito de oferecer bolsas integrais ou parciais. (Imagem: Divulgação)

O ProUni foi desenvolvido pelo Governo Federal brasileiro com o intuito de oferecer bolsas integrais ou parciais. (Imagem: Divulgação)

Professores que dão aula na rede pública de ensino básico e que querem fazer faculdade também podem receber a bolsa, desde que tenha feito a prova do Enem, assim como pessoas com deficiência (PCD). Tanto as notas de corte quanto o número de vagas disponibilizadas dependem de cada instituição escolhida, a unidade em que está localizada e período em que deseja estudar e o curso (diurno, noturno ou integral).

Vagas Oferecidas pelo ProUni

O ProUni disponibiliza bolsas para todos os cursos comprovados pelo Ministério da Educação (MEC) que se encontram divididos nas áreas de Humanas, Biológicas e Exatas. Cabe, então, a cada instituição particular de ensino disponibilizar a quantidade de vagas necessárias para os candidatos do ProUni.

Aqueles que forem convocados em alguma das chamadas do ProUni, deve se dirigir até a faculdade em que conseguiu a bolsa e levar todos os documentos exigidos. São eles: Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e outros que podem ser solicitados pela própria instituição como comprovante de renda, residência e histórico escolar.

O ProUni disponibiliza bolsas para todos os cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). (Imagem: Divulgação)

O ProUni disponibiliza bolsas para todos os cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). (Imagem: Divulgação)

Como se Inscrever no ProUni

Para se inscrever no Programa Universidade Para Todos (ProUni), o aluno deve preencher os pré-requisitos informados acima. Se for o seu caso, fique atento às datas disponibilizadas pelo MEC, acesse o portal oficial e cadastre-se. Caso já tenha feito cadastro anteriormente, basta fazer o login com dados e senha. Sempre lembrando que existe uma data específica para se matricular pessoalmente na faculdade em que conseguiu a bolsa também.

O ProUni é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam entrar no Ensino Superior em faculdades particulares, mas não possuem renda suficiente para cobrir os gastos ou parte deles. Para possíveis informações, dúvidas, datas e tipo de bolsa, é só acessar o site oficial disponibilizado no link acima antes de se inscrever.