1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Nota de Corte Jornalismo ProUni 2017

Conseguir uma vaga na faculdade é o desejo de milhões de brasileiros, e isso ficou mais fácil com o Prouni. No passado nem todos conseguiam bolsas, mas isso mudou. Aqui vamos falar sobre a nota de corte do programa para o curso de jornalismo.

O que é o Prouni?

O Prouni (Programa Universidade Para Todos) foi lançado em 2004, com o objetivo de proporcionar acesso a estudos de graduação em universidades privadas. Para conseguir uma bolsa o candidato deve realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), não tirar zero na redação, e a nota média mínima deve ser 400 pontos. O curso de Jornalismo é uma opção de bolsa.

Nota de Corte Jornalismo ProUni 2017

Nota de Corte Jornalismo ProUni 2017

Conheça a nota de corte

Durante o tempo de inscrição, sempre no período noturno, o MEC (Ministério da Educação) libera um ranking para a nota de corte. Todos os dias são feitas alterações nessa tabela. Dessa forma os interessados ficam sabendo se estão acima ou a baixo, para ganhar uma vaga. O candidato pode escolher até duas opções de curso, e mudar quantas vezes desejar no período estipulado.

Nota de corte para o curso de Jornalismo

O curso de Jornalismo não está entre os mais populares, dessa forma a nota de corte fica menor em relação a outras opções. Em 2016, na Universidade Paulista, com 452,28 pontos foi possível conseguir uma vaga. A maior nota foi registrada na PUC – PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), com 699,44 pontos. Os números variam pouco de um ano para o outro, aqui(https://querobolsa.com.br/prouni/notas-de-corte/cursos/jornalismo) você pode conferir mais notas de cortes.

Prouni 2017

Depois de alguns anos com queda no número de vagas, em 2017 a quantidade de bolsas aumentou em relação a 2016. Neste ano foram mais de 3 milhões de inscrições para o Prouni. Entre bolsas parciais e integrais, 214 mil pessoas foram beneficiadas. Quem não conseguiu a vaga no primeiro semestre, pode tentar uma bolsa no segundo.

Sisu 2017

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) oferece vagas em faculdades públicas para quem fez o Enem no ano anterior. Normalmente a nota de corte é maior do que para o Prouni. Em 2016 a nota média para conseguir uma bolsa de jornalismo através deste programa foi cerca de 700 pontos. A menor nota foi 632,51 pontos, na Universidade Federal de Roraima. Já a maior nota de corte aconteceu na Universidade Federal de Minas Gerais, com 748,04 pontos.

Sisu 2017

O Prouni possui dois períodos para as inscrições em 2017, o primeiro deles foi no fim de janeiro, com bolsas para o primeiro semestre letivo do ano.

Sisu 2017

Sisu 2017

O segundo será em junho, oferecendo vagas para o último semestre. Poderão se inscrever as pessoas que nunca ganharam uma bolsa de estudos.

Benefícios do Prouni e do Sisu

Com o Prouni você pode estudar sem pagar nada, ou no máximo arcar com 50% das mensalidades. Já no Sisu são oferecidas bolsas nas melhores universidades do país. Ambos os programas valem para todo o período de estudos. Com eles todos os anos são formados novos profissionais para a comunicação.

Nota de corte para jornalismo UFRJ

Jornalismo é um curso bem concorrido e que ainda é procurado por milhares de jovens que desejam seguir essa carreira. Ele é oferecido por várias instituições públicas e privadas, contendo notas de corte diferentes para cada modalidade e turno. Como você já deve saber, a nota de corte é uma média de quanto o candidato precisa obter para conseguir entrar no curso desejado.

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro a oferta de vagas para o curso de Jornalismo acontece todos os anos, de forma gratuita, pelo SISU. A UFRJ registra uma das maiores notas de corte para o curso, ultrapassando os 750 pontos do ENEM.

Nota de corte jornalismo RJ

No Rio de Janeiro várias instituições oferecem o curso de Jornalismo. Por exemplo, a Faculdade de Economia e Finanças Ibmec possui uma nota de corte de 488,36 para o período integral. Uma nota um pouco maior pode ser encontrada na Faculdades Integradas Hélio Afonso: 506,48.

Pelo SISU há notas de corte um pouco mais altas, como é o caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro que possui uma nota de corte de 715,32 para o turno da noite. Já a Universidade Federal Fluminense possui uma nota de corte de 728,78.

Jornalismo nota de corte USP

Na USP o curso de Jornalismo oferece vagas por meio do vestibular. O ponto mínimo para conseguir entrar é 56 e o máximo é 86. Portanto se você fez o vestibular da USP para Jornalismo e obter uma nota entre esses dois pontos, há grandes chances de ser selecionado, nunca esquecendo que se deve observar o turno escolhido e a quantia de vagas.

Nota de corte jornalismo Prouni

O ProUni oferece bolsas integrais e parciais para instituições privadas de ensino superior. Um dos cursos oferecidos por meio dele é o de Jornalismo, com notas de corte variadas. As menores notas de corte se encontram em instituições como Universidade Paulista, Universidade Nove de Julho e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas: 452,28, 453,14 e 472,86, respectivamente.

Na Universidade Tiradentes, na Universidade Católica de Brasília, na Universidade Cruz Alta encontramos notas como: 525,60, 539,02 e 546,18, respectivamente. As maiores notas se encontram na UNOPAR (652,28), na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel (664,02), no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (674,56) e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (699,44).

Quantos pontos precisa para passar em jornalismo no Enem

A maioria das instituições e programas exigem que o candidato tire, no mínimo, 450 pontos no ENEM. Candidatos com uma nota inferior não podem participar de programas como SISU e ProUni, e raramente conseguem uma oportunidade no FIES.

Não há uma nota específica para q

Jornalismo

ue você consiga passar em Jornalismo, isso depende da instituição onde deseja estudar, do turno escolhido, da modalidade. Indicamos que você pesquise as notas de corte para Jornalismo na universidade onde quer estudar e veja qual a média indicada para o turno e modalidade que deseja se inscrever. Com a média em mãos, você pode ter uma noção de quantos pontos precisará obter no ENEM.