1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Inscrições Sisutec 2018 Rondônia

Se você está pensando em iniciar a sua qualificação profissional por meio de um curso técnico, possivelmente ficará interessado com o que temos a dizer. Com o intuito de unificar e simplificar o acesso aos cursos técnicos gratuitos do âmbito do Pronatec, o governo federal brasileiro criou o SISUTEC: um sistema que disponibiliza uma vez por ano todas as vagas dos cursos técnicos em todo o país, para que independentemente de sua região, você possa se inscrever e participar.

Cada região, como Rondônia, disponibiliza os cursos de acordo com seu mercado de trabalho. Para participar é preciso preencher alguns requisitos, como você verá em breve. O melhor é que todos os cursos são gratuitos e podem ser terminados em até dois anos. Veja a seguir como você pode se qualificar para o mercado de trabalho.

Inscrições Sisutec 2018 Rondônia

As inscrições do SISUTEC 2018 estão previstas para iniciarem no primeiro semestre de 2018, mas ainda não há uma data definitiva. Elas irão iniciar após a divulgação do resultado do ENEM 2017 e da realização de alguns outros programas, como o SiSU e o ProUni. Para que você possa participar é fundamental ter realizado o ENEM desse ano. Além disso, são permitidos somente candidatos que tenham obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos e que não tenham zerado a redação.

Ainda é preciso comprovar ter uma renda familiar de até um salário mínimo e meio e ser estudante da rede pública ou da rede privada com bolsa integral. As inscrições são feitas no próprio site do SISUTEC, onde as instituições disponibilizam as vagas. Para acessar você informa o número de inscrição e a senha do ENEM, depois pode efetuar a pesquisa informando o nome da instituição, do curso ou da cidade onde você mora. Lembre-se que é possível alterar suas opções até o último dia de inscrição, mas fica válida a última alteração realizada.

Cursos Sisutec 2018 Rondônia

Há diversos cursos que são oferecidos no âmbito do Pronatec no SISUTEC. Esses cursos geralmente possuem uma duração de dois anos, com carga horária variada. Além disso, muitos dos cursos são totalmente presenciais, alguns semipresenciais e outros completamente a distância, permitindo que até mesmo aqueles que não têm como se locomover até a unidade possam se qualificar.

Antes de se inscrever é indicado que você busque no site da instituição de sua região quais os cursos que ela oferece. Em Rondônia, as principais instituições ofertantes de cursos técnicos e profissionalizantes é o SENAI e o SENAC. Acessando seus respectivos sites você consegue verificar a lista completa dos cursos e as respectivas unidades onde eles são ofertados. Dessa forma você também fica sabendo da carga horária e dos demais detalhes de cada curso.

Vagas remanescentes Sisutec 2018 Rondônia

Após a finalização das inscrições do SISUTEC, ocorrem as chamadas regulares. Muitos dos candidatos que não são selecionados acham que não possuem mais nenhuma chance, mas isso não é verdade. Após o resultado fica disponível no site a possibilidade de manifestar interesse em participar da lista de espera.

Ao manifestar interesse, o candidato está dizendo que ainda deseja concorrer há vagas, se alguma voltar a ficar disponível. As vagas que voltam a ficar disponíveis são as remanescentes, ou seja, aquelas não preenchidas nas matrículas. Sendo assim, você ainda tem uma chance de concorrer por essas vagas, passando pelo processo seletivo estipulado por cada instituição de ensino.

Tags: