1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Expectativas e Vagas para o Sisutec 2016

Conseguir um bom emprego nos dias de hoje, com uma remuneração que valha a pena, depende muito mais do que apenas de esforço e dedicação ao trabalho, mas também necessita de uma formação qualificada em um bom curso técnico ou profissionalizante.

Um profissional qualificado, no mercado de trabalho atual, recebe uma remuneração que pode chegar a até o dobro de um funcionário não qualificado profissionalmente. Mas para conseguir um diploma ou certificado profissionalizante, é necessário investir, tanto tempo para o curso, quanto dinheiro em mensalidades de escolas técnicas ou profissionalizantes. O que representa uma barreira para o brasileiro médio.

Por esse motivo, programas sociais como o Sisutec são tão importantes para cumprir um dos objetivos essenciais do Brasil, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, diminuindo as desigualdades e erradicando a pobreza do território nacional. Com estes programas o Governo Federal caminha cada vez mais para um Brasil mais igualitário e justo, onde os níveis de pobreza e desigualdade se tornam cada vez menores.

Vagas para o Sisutec 2016

Expectativas e Vagas para o Sisutec 2016. Imagem:

Conhecendo o Programa SisuTec

Partindo do mesmo principio do programa SiSU que oferece vagas em universidades públicas em todo o Brasil, o SisuTec integra o programa Pronatec (programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego), oferecendo vagas gratuitas em cursos técnicos e profissionalizantes em quase todos os municípios do país.

Para participar do SisuTEC é necessário ter prestado o ENEM e obtido nota superior a zero na redação. As vagas são disponibilizadas através do site do programa, em www.sisutec.mec.gov.br, pelo site é possível encontrar as vagas disponíveis e fazer sua inscrição da comodidade da sua casa.

Saiba mais Informações: Acesse, Sisutec Inscrição.

São milhares de vagas, tanto para cursos profissionalizantes quanto técnicos, sendo que através do sistema SisuTec é possível conseguir vaga para todos os cursos oferecidos pelo programa Pronatec, tanto em instituições públicas, quanto privadas ou integrantes do sistema S de ensino, formado por instituições como Senai, Senac, Sesi entre outras.

Vagas Sisutec 2016

No ano de 2015 foram disponibilizadas, até o mês de junho, mais de 250 mil vagas em mais de 500 instituições cadastradas junto ao programa Pronatec. O que faz deste o maior programa educacional do país, uma vez que o Sisutec representa apenas parte das vagas oferecidas pelo Pronatec.

É um esforço do governo federal para promover maior distribuição de renda e qualificação profissional no País, levando milhares de brasileiros a mudarem de vida, adquirindo maior poder de compra e finalmente saindo da linha da miséria ou pobreza. Uma forma consciente de distribuição de renda através da qualificação do brasileiro.

Para o ano de 2016 são esperadas pelo menos 300 mil vagas em cursos técnicos e profissionalizantes apenas para o sistema SisuTec, sem levar em consideração todo o programa Pronatec, ou os outros programas educacionais que marcam o atual governo federal, como ProUni, SiSU e Fies.

Saiba mais Informações: Acesse, Como participar do Sisutec 2016.

Expectativas e Vagas para o Sisutec 2016. Imagem:Divulgação

Inscrição SisuTec 2016

Se inscrever em um dos cursos oferecidos pelo Sisutec é muito simples, bastando ao candidato acessar o sistema do programa em posse de seu número de inscrição do ENEM do ano anterior.

Ao acessar o sistema, será necessário fazer o cadastro com seus documentos pessoais, sendo obrigatória a informação dos dados de RG e CPF. Além disso, é necessário informar um número de telefone válido e um e-mail para cadastro. Após feita a inscrição, as opções de cursos disponíveis serão apresentadas em tela para o candidato.

É importante ressaltar que, por força da lei de cotas, 85% das vagas do Sisutec são destinadas a pessoas que tenham obtido sua formação no ensino médio por uma escola pública ou em escola particular com bolsa de estudos integral da própria instituição. Esta porcentagem independe da renda familiar dos candidatos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Saiba mais Informações: Acesse, Veja o passo a passo de como se inscrever no Sisu.

A aprovação do candidato pela instituição é de responsabilidade dela, assim como a exigência dos documentos comprobatórios exigíveis, e dos documentos para a realização da matrícula. Ao ser selecionado, o candidato deverá comparecer à instituição de ensino portando os documentos necessários para a matrícula, assim como os documentos de comprovação de renda, quando estes forem exigidos.

Vale lembrar que esta iniciativa do Governo Federal tem como principal meta a melhor distribuição de renda, através de mão de obra qualificada, proporcionando assim uma menor taxa de desemprego em todo o território nacional por meio de formação de profissionais melhor capacitados.