1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Datas ProUni 2017 – Confira o Calendário do ProUni 2017

O Programa Universidade Para Todos, ou conhecido como ProUni, foi desenvolvido pelo Governo Federal brasileiro e oferece bolsas integrais ou parciais para aqueles que se inscreverem nos diversos cursos de graduação das instituições particulares espalhadas pelo país.

Porém, é necessário ficar sempre atento aos editais e datas, umas vezes que as inscrições têm um período certo para acontecer. No primeiro semestre de 2017, elas aconteceram entre os dias 31/01 e 03/02. Além das vagas remanescente, ou seja, as que não são preenchidas, o programa volta a abrir candidaturas no segundo semestre – mas as datas só são disponibilizadas umas semanas antes.

O Programa Universidade Para Todos, ou conhecido como ProUni, oferece bolsas integrais ou parciais. (Imagem: Divulgação)

O Programa Universidade Para Todos, ou conhecido como ProUni, oferece bolsas integrais ou parciais. (Imagem: Divulgação)

Datas ProUni 2017 – Confira o Calendário do ProUni 2017

As bolsas disponibilizadas pelo ProUni variam de 50% a 100% do valor total da mensalidade do curso escolhido por você e o tipo de bolsa vai depender de sua renda mensal, que deve ser de até três salários-mínimos. A primeira chamada do primeiro semestre de 2017 aconteceu no dia 06 de fevereiro e a segunda algumas semanas depois, no dia 20. Quando as duas acontecem e você não for chamado, é necessário demonstrar interesse na lista de espera ou esperar o processo seletivo no segundo semestre.

Além da questão da renda mensal, também é necessário que o candidato tenha se formado ou esteja prestes a terminar o Ensino Médio em uma escola pública. Estudantes de escolas particulares só podem caso recebam bolsa integral para custear esse estudo. Outro pré-requisito é não ter zerado a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nem tirado menos de 450 em toda a prova.

Um dos pré-requisito é não ter zerado a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). (Imagem: Divulgação)

Um dos pré-requisito é não ter zerado a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). (Imagem: Divulgação)

Professores da rede pública de ensino básico e que querem cursar licenciatura também estão aptos a receber a bolsa, desde que também faça a prova do Enem. É valido lembrar que tanto as notas de corte quanto as vagas dependem de cada instituição escolhida, período em que deseja estudar e o curso – além de que a nota máxima e mínima dependem também das notas tiradas por concorrente.

Calendário ProUni 2017

O calendário do ProUni 2017 se iniciou em janeiro para as inscrições e concorrer a primeira e segunda chamada. Depois que elas passam e você não tenha sido chamado, é necessário demonstrar interesse pela lista de espera para preencher as vagas remanescentes. Para isso, basta acessar o portal do Ministério da Educação (MEC).

Caso tenha sido convocado para alguma das chamadas, o aluno precisa se dirigir até a instituição de ensino em que conseguiu a bolsa e levar, pessoalmente, todos os documentos exigidos como Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e outros que podem ser solicitados pela própria faculdade. Lembre-se que as matrículas presenciais têm datas específicas para acontecer.

Em relação aos documentos, é importante ter em mãos a versão original e uma cópia simples ou, pelo menos, uma cópia já autenticada. Comprovante de renda, residência e histórico escolar também pode ser pedidos pelas instituições de ensino.

O calendário do ProUni 2017 se iniciou em janeiro para as inscrições. (Imagem: Divulgação)

O calendário do ProUni 2017 se iniciou em janeiro para as inscrições. (Imagem: Divulgação)

Datas ProUni 2017

Todos os candidatos selecionados devem se matricular nas respectivas faculdades até o dia 5 de maio. E, lembre-se, caso não tenha conseguido, o programa trará outra oportunidade para o segundo semestre deste ano. A inscrição pode ser feita no próprio site do ProUni e o estudante pode selecionar até dois cursos para concorrer.

Não deixe de saber todas as informações sobre o ProUni através do portal oficial do programa. Editais, datas, tipos de bolsa, como comprovar as informações e até o resultado são divulgados pelo Ministério da Educação no link indicado acima. Não perca a oportunidade, fique por dentro e concorra a uma bolsa nas melhores faculdades de ensino particular do país.